Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atualizações sobre o projeto Saúde Mental na Carreira Docente
Início do conteúdo da página

Atualizações sobre o projeto Saúde Mental na Carreira Docente

Escrito por DHEMERSON LEY ROCHA SOUSA | Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 19h49 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 01h25


Com pesquisas a nível nacional, o projeto Saúde Mental na Carreira Docente vem se desenvolvendo e ganhando forma cada vez mais. O estudo retrata a importância de pesquisas com intuito de medir e gerar dados sobre a qualidade de vida e o índice de doenças relacionadas à carreira dos professores em instituições públicas e privadas. O projeto pretende criar um amplo repositório para elaborar estudos mais aprofundados sobre o impacto na saúde mental durante a carreira docente.

Por ser um dos primeiros projetos de pesquisa a se debruçar de fato sobre o tema, no segundo semestre do ano, durante a fase de testes para avaliar os instrumentos de pesquisa e adaptar  a metodologia que será desenvolvida e usada para obter os dados através de questionários destinados aos profissionais da educação, A professora, coordenadora e pesquisadora do projeto de pesquisa, Dra. Ana Campos, relata alguns dos desafios e  dificuldades enfrentados durante a fase inicial da pesquisa, ela diz que “houveram  muitos problemas com os próprios pesquisadores do nosso grupo para responder os questionários, então já imaginamos a dificuldade que será esta coleta de dados dentro do Brasil como um todo”.

Dra. Ana ainda diz que apesar dos empecilhos que o projeto tende a enfrentar, a equipe irá fazer o uso de novas abordagens para que os resultados sejam positivos. “Tentaremos descobrir mecanismos, formas, estratégias e ferramentas para convencer essa população especial a participar da pesquisa. Pois não adianta ter apenas uma boa ideia, ela precisa ser executada”.   

Ao ser questionada sobre os próximos passos do projeto, a coordenadora explica que “A expectativa é começar o estudo piloto no máximo até o início do ano, com o instrumento validado e testado estatisticamente, para que a gente tenha algo em mãos que consiga de fato medir de forma ampla todas as regiões brasileiras, em todas as universidades públicas, privadas e entre os professores que concordarem em participar da pesquisa”.

Em seus ajustes finais, o projeto pretende ter sua pesquisa iniciada nos meses iniciais do primeiro semestre de 2024. “O projeto precisa da ajuda de todos os pesquisadores e professores para responder o questionário e participar desta pesquisa, caso contrário, continuaremos do mesmo jeito, sofrendo, com a saúde mental prejudica e invisíveis, tanto para o poder público, quanto para a sociedade”. Conclui Dra. Ana, comentando ainda sobre a importância da participação de todos nesta pesquisa, para que de fato ocorram mudanças significativas na saúde mental dos docentes brasileiros.

  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página