Defesa de projetos de pesquisa TCC
Estes são os primeiros projetos de pesquisa de TCC vinculados ao LOVES, no grande projeto de pesquisa de Monitoramento Epidemiológico da COVID-19 no Pará. As paresentações serão pelo Google Meets.
PROJETO 1 - 14:00
AVALIAÇÃO CLÍNICA E MICROBIOLÓGICA BUCAL DE CAMINHONEIROS NA CIDADE DE MARABÁ, PARÁ
Orientadora: Prof. Dra. Ana Cristina Viana Campos
Co-orientador: Prof. Dr. Ulisses Brigatto Albino
Na saliva humana se encontram diversos microrganismos, como bactérias e fungos. Esses seres vivos crescem nesse hábitat por este promover condições para sua permanência e por eles serem resistentes a tais condições. Diversos hábitos de higiene favorecem o indivíduo a contrair microrganismos, que podem ser patogênicos ou não. A maioria destes já coexistem na flora normal sendo comensalistas e mutualistas, tornando o ecossistema bucal altamente dinâmico e diversificado. A composição bacteriana da boca é variável e mutável, podendo ocorrer aumento das populações já existentes devido a perturbações por agentes externos, que ocasionam infecções leves ou graves. Objetivos: Correlacionar a diversidade bacteriana dos fluidos salivares com os hábitos de higiene bucal de caminhoneiros de Marabá, no Pará. Métodos e resultado esperado: Associando-se as respostas de um questionário aplicado com a contagem da diversidade de colônias em placas de Petri, Coloração de Gram, Teste da Catalase, Coloração de Cápsula e exame bucal, esperamos obter através dos testes qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, relações entre a diversidade de colônias bacterianas nos fluidos salivares com os hábitos de higiene bucal e condições socioeconômicas de cada indivíduo.
Palavras-chaves: Saliva; Diversidade microbiana; Higiene bucal; Perfil socioeconômico; Caminhoneiros.
PROJETO 2 - 15:30
EPIDEMIOLOGIA DA COVID-19 NO PARÁ: uma análise espacial dos casos e óbitos confirmados no ano 2020
Aluna: Francisca Alcivania Silvestre dos Santos (Biologia 2017 - FACBIO/IESB)
Orientadora: Prof. Dra. Ana Cristina Viana Campos
A infecção por Coronavírus é a causa da doença COVID-19, que é caracterizada pelo agente etiológico (SARS-CoV-2), sendo a patologia emergente mais significativa desta década. No estado do Pará foram notificados pela SESPA 266.780 casos confirmados e 6.875 óbitos até o dia 23 de novembro de 2020. O objetivo é investigar a distribuição espacial e epidemiológica da Covid-19 nos municípios do estado do Pará no ano de 2020. Este será um estudo ecológico com coletas de dados secundários públicos referente a Covid-19 no estado do Pará no ano de 2020, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA). Este trabalho busca alcançar um mapeamento espacial dos casos e óbitos por Covid-19 registrados no ano de 2020, no estado e em cada município do Pará. Incialmente, será realizada uma análise descritiva de todos os dados. O teste qui-quadrado será utilizado para verificar a relação entre casos e óbitos por Covid-19 e variáveis demográficas (idade, sexo e cor da pele), com significância estabelecida em 5%. As informações de letalidade e mortalidade por município serão inseridas no software livre QGis para a análise espacial. Os resultados serão apresentados por meio e
relatório técnico à gestão de saúde do estado, bem como publicação de um artigo científico.
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia; Infecções por Coronavírus; Pandemia.
Redes Sociais