Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Defesa de projetos de pesquisa TCC
Início do conteúdo da página

Defesa de projetos de pesquisa TCC

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 09h54 | Última atualização em Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 20h26

Estes são os primeiros projetos de pesquisa de TCC vinculados ao LOVES, no grande projeto de pesquisa de Monitoramento Epidemiológico da COVID-19 no Pará. As paresentações serão pelo Google Meets.

 

PROJETO 1 - 14:00

 

WhatsApp Image 2020 12 10 at 07.52.18

AVALIAÇÃO CLÍNICA E MICROBIOLÓGICA BUCAL DE CAMINHONEIROS NA CIDADE DE MARABÁ, PARÁ

Aluna: Dalila dos Santos Queiroz (Biologia 2017 - FACBIO/IESB)

Orientadora: Prof. Dra. Ana Cristina Viana Campos
Co-orientador: Prof. Dr. Ulisses Brigatto Albino

Na saliva humana se encontram diversos microrganismos, como bactérias e fungos. Esses seres vivos crescem nesse hábitat por este promover condições para sua permanência e por eles serem resistentes a tais condições. Diversos hábitos de higiene favorecem o indivíduo a contrair microrganismos, que podem ser patogênicos ou não. A maioria destes já coexistem na flora normal sendo comensalistas e mutualistas, tornando o ecossistema bucal altamente dinâmico e diversificado. A composição bacteriana da boca é variável e mutável, podendo ocorrer aumento das populações já existentes devido a perturbações por agentes externos, que ocasionam infecções leves ou graves. Objetivos: Correlacionar a diversidade bacteriana dos fluidos salivares com os hábitos de higiene bucal de caminhoneiros de Marabá, no Pará. Métodos e resultado esperado: Associando-se as respostas de um questionário aplicado com a contagem da diversidade de colônias em placas de Petri, Coloração de Gram, Teste da Catalase, Coloração de Cápsula e exame bucal, esperamos obter através dos testes qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, relações entre a diversidade de colônias bacterianas nos fluidos salivares com os hábitos de higiene bucal e condições socioeconômicas de cada indivíduo.
Palavras-chaves: Saliva; Diversidade microbiana; Higiene bucal; Perfil socioeconômico; Caminhoneiros.

PROJETO 2 - 15:30

 

WhatsApp Image 2020 12 10 at 08.02.02

EPIDEMIOLOGIA DA COVID-19 NO PARÁ: uma análise espacial dos casos e óbitos confirmados no ano 2020

Aluna: Francisca Alcivania Silvestre dos Santos (Biologia 2017 - FACBIO/IESB)

Orientadora: Prof. Dra. Ana Cristina Viana Campos

A infecção por Coronavírus é a causa da doença COVID-19, que é caracterizada pelo agente etiológico (SARS-CoV-2), sendo a patologia emergente mais significativa desta década. No estado do Pará foram notificados pela SESPA 266.780 casos confirmados e 6.875 óbitos até o dia 23 de novembro de 2020. O objetivo é investigar a distribuição espacial e epidemiológica da Covid-19 nos municípios do estado do Pará no ano de 2020. Este será um estudo ecológico com coletas de dados secundários públicos referente a Covid-19 no estado do Pará no ano de 2020, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA). Este trabalho busca alcançar um mapeamento espacial dos casos e óbitos por Covid-19 registrados no ano de 2020, no estado e em cada município do Pará. Incialmente, será realizada uma análise descritiva de todos os dados. O teste qui-quadrado será utilizado para verificar a relação entre casos e óbitos por Covid-19 e variáveis demográficas (idade, sexo e cor da pele), com significância estabelecida em 5%. As informações de letalidade e mortalidade por município serão inseridas no software livre QGis para a análise espacial. Os resultados serão apresentados por meio e
relatório técnico à gestão de saúde do estado, bem como publicação de um artigo científico.
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia; Infecções por Coronavírus; Pandemia.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página