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Carreira Acadêmica no Brasil

Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 13h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 13h02 | Acessos: 118

O preço da carreira acadêmica no Brasil: um estudo multinível sobre a invisibilidade da saúde mental de docentes universitários

 

Coordenadora: Ana Cristina Viana Campos

Vice- coordenador: Roberson Geovani Casarin

 

Instituição Executora/UF: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/PA

Instituições participantes:

  • Instituto Federal do Pará - campus Marabá Rural
  • Instituto Federal do Pará - campus Marabá Industrial
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí
  • Universidade Federal de Rio Grande do Norte
  • Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
  • Universidade Estadual Paulista - campus de Ilha Solteira
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - campus Macaé
  • Universidade de São Paulo
  • Faculdade dos Carajás
  • Centro Universitário Unievangélica

Prazo de execução (meses): 36 meses

Pesquisadores colaboradores

  • Alan Bruno da Silva Araujo
  • Aline Aparecida de Oliveira Campos
  • Alzete Trindade da Paz
  • Ana Gretel Echazú Böschemeier
  • Angeli Pena Galvão Fonseca
  • Andrea Rodrigues Ferro
  • Deusanete Pinto Machado
  • Fernanda Cátia Bozelli
  • Fernanda Staniscuaski
  • Franciane Silva de Azevedo
  • Grassyara Pinho Tolentino
  • Ingrid Ferreira Soares da Silva
  • Isabella Piassi Dias Godói
  • Letícia Gomes de Pontes
  • Patrícia Espíndola Mota Venâncio
  • Paula Danielle Souza Monteiro
  • Poliana Gonçalves Ferreira 
  • Sarah Lais Rocha
  • Sheila Freire de Oliveira

Financiamento: CNPq - Edital CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 45/2022 - SAÚDE MENTAL

RESUMO

A prevalência de transtornos mentais entre os adultos tem aumentado no Brasil e no mundo. Entre professores universitários, a prevalência de Síndrome de Burnout encontrada na literatura científica oscila entre 7 a 12%, sendo que em média 4% apresentaram sintomas mais graves o objetivo deste estudo é calcular a prevalência de sintomas de esgotamento profissional entre docentes universitários brasileiros por gênero e testar associação com um modelo multinível de fatores de risco. Pretende-se realizar um estudo transversal com docentes universitários de instituições públicas e privadas do Brasil, distribuídas nas cinco macrorregiões geográficas. A amostra final será de 2.938 docentes estratificada por gênero. Participarão deste estudo todos os docentes que possuírem cadastro ativo e atualizado do currículo da Plataforma Lattes, com vínculo efetivo em pelo uma instituição de ensino/pesquisa pública ou particular no Brasil e que concordarem em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o sorteio dos participantes será executado conforme processo de amostragem descrito e; as autorizações junto às instituições serão providenciadas. A coleta de dados será realizada pelo envio do formulário no Google Forms para o e-mail, redes sociais e canais de comunicação das instituições de ensino selecionadas. Em um segundo momento, a carreira acadêmica, a produtividade e o perfil profissional serão complementadas pela coleta de dados e informações diretamente do currículo Lattes de todos os docentes que responderam ao questionário. Para a produção do documentário, as entrevistas serão gravadas em vídeo e áudios. A associação com o desfecho (prevalência de Síndrome de Burnout) e as variáveis independentes será testada na regressão logística em um modelo hierárquico por gênero, considerando-se nível de significância em 5%.

PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Burnout; Estudos de Prevalência; Transtornos mentais; Carreira acadêmica; Docentes.

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