Carreira Acadêmica no Brasil
O preço da carreira acadêmica no Brasil: um estudo multinível sobre a invisibilidade da saúde mental de docentes universitários
Coordenadora: Ana Cristina Viana Campos
Vice- coordenador: Roberson Geovani Casarin
Instituição Executora/UF: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/PA
Instituições participantes:
- Instituto Federal do Pará - campus Marabá Rural
- Instituto Federal do Pará - campus Marabá Industrial
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí
- Universidade Federal de Rio Grande do Norte
- Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
- Universidade Estadual Paulista - campus de Ilha Solteira
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - campus Macaé
- Universidade de São Paulo
- Faculdade dos Carajás
- Centro Universitário Unievangélica
Prazo de execução (meses): 36 meses
Pesquisadores colaboradores
- Alan Bruno da Silva Araujo
- Aline Aparecida de Oliveira Campos
- Alzete Trindade da Paz
- Ana Gretel Echazú Böschemeier
- Angeli Pena Galvão Fonseca
- Andrea Rodrigues Ferro
- Deusanete Pinto Machado
- Fernanda Cátia Bozelli
- Fernanda Staniscuaski
- Franciane Silva de Azevedo
- Grassyara Pinho Tolentino
- Ingrid Ferreira Soares da Silva
- Isabella Piassi Dias Godói
- Letícia Gomes de Pontes
- Patrícia Espíndola Mota Venâncio
- Paula Danielle Souza Monteiro
- Poliana Gonçalves Ferreira
- Sarah Lais Rocha
- Sheila Freire de Oliveira
Financiamento: CNPq - Edital CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 45/2022 - SAÚDE MENTAL
RESUMO
A prevalência de transtornos mentais entre os adultos tem aumentado no Brasil e no mundo. Entre professores universitários, a prevalência de Síndrome de Burnout encontrada na literatura científica oscila entre 7 a 12%, sendo que em média 4% apresentaram sintomas mais graves o objetivo deste estudo é calcular a prevalência de sintomas de esgotamento profissional entre docentes universitários brasileiros por gênero e testar associação com um modelo multinível de fatores de risco. Pretende-se realizar um estudo transversal com docentes universitários de instituições públicas e privadas do Brasil, distribuídas nas cinco macrorregiões geográficas. A amostra final será de 2.938 docentes estratificada por gênero. Participarão deste estudo todos os docentes que possuírem cadastro ativo e atualizado do currículo da Plataforma Lattes, com vínculo efetivo em pelo uma instituição de ensino/pesquisa pública ou particular no Brasil e que concordarem em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o sorteio dos participantes será executado conforme processo de amostragem descrito e; as autorizações junto às instituições serão providenciadas. A coleta de dados será realizada pelo envio do formulário no Google Forms para o e-mail, redes sociais e canais de comunicação das instituições de ensino selecionadas. Em um segundo momento, a carreira acadêmica, a produtividade e o perfil profissional serão complementadas pela coleta de dados e informações diretamente do currículo Lattes de todos os docentes que responderam ao questionário. Para a produção do documentário, as entrevistas serão gravadas em vídeo e áudios. A associação com o desfecho (prevalência de Síndrome de Burnout) e as variáveis independentes será testada na regressão logística em um modelo hierárquico por gênero, considerando-se nível de significância em 5%.
PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Burnout; Estudos de Prevalência; Transtornos mentais; Carreira acadêmica; Docentes.
Redes Sociais