Garotas na Ciência
A concepção de ensino como investigação constitui-se em nova perspectiva para o ensino prático, embora tenha avançado mais nos fundamentos teóricos do que na realidade da sala de aula. Apesar de haver maior número de garotas cursando a maioria das séries escolares no Brasil, o número de evasão, desistência e retenção entre as mulheres também é maior. O objetivo deste estudo é compreender a concepção de alunos do ensino médio de escolas da mesorregião sudeste do estado do Pará, sobre o uso de tecnologias digitais e sua influência no letramento científico. Propõe-se uma pesquisa de desenvolvimento (inglês “design-based research”) a ser realizada com 796 alunos do em escolas públicas e particulares nos municípios onde a Unifesspa tem campus: Marabá, Rondon do Pará, Xinguara, Canaã dos Carajás, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Redenção. A pesquisa será realizada em 3 etapas sequenciais e complementares: 1) aplicação de questionário estruturado às alunos; 2) mapeamento da infraestrutura e recursos das escolas para o ensino de ciências; 3) grupo Focal sobre a percepção das alunos sobre quais as estratégias ou metodologias mediadas pelas tecnologias digitais podem melhorar o letramento científico no ensino de Ciências.
O projeto será submetido para aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, mediante cadastro na Plataforma Brasil. A escola, as participantes e seus responsáveis receberão informações completas referentes aos objetivos e às justificativas da pesquisa, conforme orientações no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) que serão assinados pelos responsáveis e pelas alunos, respectivamente.
A partir dos dados quantitativos coletados, será construído o banco de dados no programa Microsoft Excel versão 2013, e exportados para compilação através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 18 para análise por meio de modelos multivariados para testaras associações que respondam aos objetivos específicos 2 e 3 e no STATA para a realização da análise multinível a que se refere o objetivo específico 1. As informações geradas a partir do grupo focal serão interpretadas pela análise do conteúdo segundo a teoria de Laurence Bardin (2011).
Palavras-chave
Ensino de Ciências, Letramento científico, Tecnologias digitais, Mulheres na Ciência, Modelo multinível.
Financiamento: FAPESPA e CNPq
Coordenadora do Projeto de Pesquisa
Profa. Dra. Ana Cristina Viana Campos
Equipe técnica
- Profa. Dra. Aline Aparecida Oliveira Campos
- Profa. Dra. Paola Giraldo-Herrera
- Profa. Dra. Camila Maria Sitko
Bolsista Pós-doutorado
Profa. Dra. Rosianne Pereira da Silva
Bolsistas Iniciação Científica
- Ellen Cris do Rosário de Souza
- Rakielle Borges da Silva
- Caroline de Souza Lima
- Lorrayne Sampaio Freitas
Redes Sociais