Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos > Extensão > HIPERTENSÃO ARTERIAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: a importância da adesão no cuidado ampliado em saúde
Início do conteúdo da página

HIPERTENSÃO ARTERIAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: a importância da adesão no cuidado ampliado em saúde

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 16h22 | Última atualização em Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 20h23 | Acessos: 304

 

1 

Coordenação: Profa. Aline Aparecida de Oliveira Campos - Portaria 12/2020

 

RESUMO

A hipertensão arterial representa grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Alimentação inadequada, excesso de peso, sedentarismo, tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores de risco comuns e potencialmente modificáveis, de fundamental importância no processo do tratamento não medicamentoso e na prevenção da hipertensão arterial. Apesar das evidências de que o tratamento anti-hipertensivo seja eficaz em diminuir a morbimortalidade, a falta de adesão ao tratamento e a consequente falta de controle desta enfermidade representa um grande desafio ao sistema de saúde pública no Brasil, o que evidencia a importância da Atenção Primária à Saúde para o controle da hipertensão arterial. Assim, a Atenção Primária à Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família, deve atuar no desenvolvimento de práticas educativas em saúde de forma dialógica, participativa, contínua e longitudinal, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade no cuidado com a saúde.

Levando-se em conta todos esses fatores intimamente relacionados, este projeto de extensão tem por objetivo desenvolver atividades de educação em saúde a fim de promover maior adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. As oficinas de educação em saúde serão realizadas e versarão acerca das seguintes temáticas:

  • aspectos gerais para o tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial;
  • consumo de lipídio, açúcar e sódio e as comorbidades/fatores de risco cardiovasculares relacionados;
  • consumo de frutas, verduras e hortaliças na alimentação;
  • tipos e consumo de gorduras;
  • importância da redução/manutenção do peso corporal;
  • condimentos naturais como substitutos de temperos industrializados.

Palavras-chave: hipertensão, medicamentos, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, educação em saúde.

Obs.: Devido à pandemia, as atividades educativas foram replanejadas e ajustadas para a modalidade online. Para acompnhar os posts, acesse o Instagram do projeto.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página