Qual o perfil da Covid-19 entre os jovens de Marabá?
Uma análise sobre a incidência e letalidade na faixa etária de 10 a 19 anos*
16/08/2021
Ana Cristina Viana Campos
Coordenadora do LOVES/Unifesspa
O Laboratório e Observatório em Vigilância & Epidemiologia Social – LOVES é o Observatório em Saúde da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Nossa missão é produzir conhecimento científico sobre a saúde da população do sudeste paraense considerando os determinantes sociais de saúde para o planejamento de políticas públicas locais e regionais, e produção de material educativo na área da Saúde Coletiva.
Estamos atuando no monitoramento epidemiológico da Covid-19 no Pará desde o início da pandemia. Nesta edição especial, apresentamos uma análise sobre os casos de Covid-19 na população jovem (10 a 19 anos) de Marabá. Do total de 18.878 casos registrados pela SESPA em Marabá até o dia 11 de agosto, 1.251 (6,6%) ocorreram entre jovens de 10 a 19 anos, sendo a maioria entre meninas (715 casos).
Apesar do número de mortes entre jovens ser baixo no Pará (0,2%) e em Marabá (0,01%), fazemos o alerta de que o número de jovens que tiveram Covid-19 aumentou drasticamente após um ano de pandemia. Esses resultados mostram que as crianças e adolescentes não estão imunes e estão em maior exposição do que há um ano atrás. As melhores medidas de prevenção e proteção continuam sendo o distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta e, claro, tomar a vacina quando chegar a sua vez na fila.
* Artigo publicado na Revista Juventude Claretiana - Estágio Supervisionado I do curso de Saúde Coletiva - FASC/Unifesspa
Redes Sociais