Pará ultrapassa 8 mil mortes por Covid-19
Estado alcançou 348.448 casos e 8019 óbitos por Covid-19, segundo a SESPA.
Por Ana Cristina Viana Campos
15/02/2021
O LOVES divulga a atualização da situação da pandemia de coronavírus no estado do Pará, a partir dos dados oficiais da SESPA, consolidados até hoje, dia 15. A SESPA confirmou 348.448 casos e 8019 óbitos por Covid-19. A média móvel no Pará nos últimos 7 dias foi 1,9 óbitos segundo a data do óbito e 23,6 óbitos segundo a data de publicação, indicando tendência de aumento em comparação às duas semanas anteriores. Por outro lado, a diferença entre as datas de registro e publicação é significativa, ou seja, o número de mortes é 13 vezes maior considerando-se a data de publicação.
A maioria dos óbitos ocorreram entre idosos com 60 anos e mais (74%), sexo masculino (61%) e cor de pele parda (51%). Destaca-se que o número de óbitos no sexo masculino é em média 1,5 vezes maior quando comparado ao sexo feminino, exceto na faixa etária de 0 a 9 anos. Na faixa etária de 40 a 49 anos, essa diferença dobra, sendo 387 mortes entre homens e 190 entre mulheres.
Observa-se também diferenças entre os sexos importantes em relação ao número de óbitos em relação à etnia/cor de pele. Novamente, há mais óbitos registrados no sexo masculino, especialmente entre indígenas (300%), pardos/pretos (70%).
Além disso, em 37% dos óbitos (quase 3 mil mortes) foram registrados sem a informação sobre etnia/cor de pele. Também nesta categoria a quantidade de mortes entre homens é maior quando comparado às mulheres.
Esta é uma análise descritiva do número de óbitos de Covid-19 no Pará, indicando que há diferenças de sexo que necessitam ser mais bem investigadas entre os municipios e regionais de saúde em busca de ações mais eficazes e direcionadas. O LOVES, como primeiro Observatório de Saúde da Unifesspa, nesta região, se coloca à disposição dos gestores, secretarias e comunidade para colaborar nessa análise.
Redes Sociais