Normas de utilização dos equipamentos/espaço
NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E ESPAÇO
Esta Norma visa estabelecer as condições gerais de utilização dos equipamentos multiusuários e do espaço do Laboratório e Observatório em Vigilância & Epidemiologia Social – LOVES – Unifesspa, de maneira democrática, cuidadosa e eficiente, exercendo o seu caráter multiusuário e multidisciplinar.
Entende-se por espaço e equipamentos multiusuários do LOVES, os espaços e equipamentos de uso coletivo que estão localizados, instalados, guardados e vinculados diretamente ao LOVES.
NORMAS GERAIS
1- Os equipamentos/espaços estão disponíveis para atividades de pesquisa, extensão e inovação previamente agendadas e aprovadas, observando-se as instruções de uso, solicitações de empréstimo e prazos, a ordem de prioridades e as instruções de uso, responsabilidades, conservação e segurança descritas nestas normas.
2- O usuário deverá ter conhecimento e obedecer às Normas de Segurança e Biossegurança da Unifesspa.
3- A utilização dos equipamentos (isoladamente ou em bloco) está condicionada à observância e aplicação das regras exigidas à boa conservação dos espaços públicos.
4- A utilização deve ser preferencialmente dentro do espaço físico do LOVES, salvo casos cujos motivos deverão ser analisados pelo Comitê Gestor no prazo de 10 dias úteis.
UTILIZAÇÃO
5- Para a utilização dos equipamentos, é necessário a prévia autorização do Comitê Gestor.
6- As solicitações de utilização deverão ser feitos pelo site do LOVES, por meio de formulário próprio, com antecedência mínima de 07 dias, e serão atendidos ou não em função da disponibilidade do espaço e ao cumprimento destas Normas e Regimento Interno.
7- Na solicitação deverá constar:
a) Identificação da faculdade e unidade, ou grupo de pesquisa, ou empresa, ou setor solicitante;
b) Identificação do responsável;
c) Indicação do fim a que se destina a utilização;
d) Indicação da quantidade de pessoas que participarão da ação/projeto com nomes e contatos;
e) Indicação das datas e horários de utilização.
SEGURANÇA
8- Só poderá utilizar os equipamentos disponíveis com a sua conta de utilizador ou como usuário visitante da Unifesspa (solicitar providencias junto ao CTIC com antecedência).
9- É expressamente proibido jogar ou utilizar os equipamentos para fins que não sejam congruentes e alinhados com os objetivos do LOVES (consultar site).
10- É expressamente proibido aceder on-line e/ou armazenar em disco, mesmo que temporariamente, informação ofensiva, obscena ou contrária à missão do LOVES.
11- Não é permitido alterar a posição de equipamentos, nem ligar/desligar quaisquer cabos nos computadores disponíveis.
12- Não é autorizada a ligação de portáteis ou quaisquer outros equipamentos aos pontos de rede disponíveis nos laboratórios ou que estejam a ser utilizados por equipamentos já instalados.
13- Não é permitido fazer o arranque com qualquer outro sistema operativo diferente dos sistemas instalados.
14- Não é permitida qualquer reconfiguração física do espaço onde se encontra os equipamentos.
15- Não é permitida qualquer reconfiguração de hardware ou de software dos equipamentos. A lista de equipamentos autorizados na Unifesspa se encontra no site.
16- A utilização de qualquer equipamento e bens do LOVES sem autorização prévia do responsável é expressamente proibida
17- É proibido o acesso e permanência de pessoas estranhas no Laboratório, sendo permitido somente nos casos de serviço de manutenção e limpeza. Os visitantes somente poderão ter acesso e permanência nas dependências quando acompanhados por membro do Comitê ou da equipe técnica do Laboratório.
18- A eventual utilização direta (operação) de equipamentos por pesquisadores, docentes colaboradores externos ou empresas, está sujeita a uma avaliação prévia de sua qualificação, devendo os mesmos seguir os procedimentos operacionais definidos pelo comitê gestor. Os custos de reparo de eventuais danos causados pelo operador em desobediência aos procedimentos internos serão de encargo do usuário (pesquisador/docente/colaborador externo/empresa).
19- Não é de responsabilidade do laboratório a interpretação dos resultados, salvo quando for acordado na proposta de trabalho e parceria entre as partes.
20- O LOVES não será responsável pela guarda, estocagem ou controle de pertences de pesquisadores/colaboradores externos.
21- Não é permitido:
a) Transportar bebidas ou alimentos para o interior do LOVES, assim como objetos que pela sua configuração possam danificar o equipamento ou as instalações ou ainda pôr em risco a segurança de pessoas e bens;
b) Comer, beber, fumar;
d) Perfurar, pregar, colar, alterar seja o que for nas paredes e/ou colunas, ou realizar quaisquer outras alterações sobre as estruturas das instalações cedidas, sem prévio consentimento, por escrito, da Coordenação;
e) Promover, efetuar, servir ou realizar refeições sem autorização;
f) Instalar, operar ou utilizar instrumentos musicais e/ou equipamentos sonoros nas dependências do LOVES sem autorização.
PRIORIDADES
22- É garantido o acesso gratuito a docentes e pesquisadores da Unifesspa à infraestrutura do LOVES para realização de atividades de pesquisa, extensão e inovação no LOVES.
23- Será priorizada a utilização dos equipamentos para atividades de ensino dos alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Saúde Coletiva (FASC), Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e da Unifesspa.
24- A oferta de reserva para setores externos a Unifesspa é incentivada e livre, respeitando-se as prioridades e disponibilidade da agenda semanal, bem como cumprimento do tramite pelo solicitante.
25- O uso poderá ser esporádico (para uma atividade pontual) ou regular (atividades recorrentes em determinado período), com prévio agendamento e aprovação do Comitê Gestor.
26- Os trabalhos publicados que utilizaram os dados gerados no LOVES deverão fazer menção ao laboratório nos “Agradecimentos” especificando a parceria ou técnicas empregadas.
DISPOSIÇÕES FINAIS
27- Casos omissos e/ou não previstos nestas normas serão analisados pelo Comitê Gestor, em primeira instância, e pelas demais instâncias na hierarquia da Unifesspa, quando for o caso.
Redes Sociais